O Santo de Hoje

Hoje celebramos O Santo homem que recebeu das mãos da Virgem o Rosário, São Domingos de Gusmão, presbítero, Fundador, e insigne pregador.

sao domingos de gusmaoDomingos nasceu em Caleruega (Espanha) em 24 de junho de 1170. Pertencia a uma ilustre e nobre família, muito católica e rica. Seu nome foi escolhido para homenagear São Domingos de Silos, porque sua mãe, antes de Domingos nascer, fez uma novena no santuário do santo abade.

Estudou Teologia em Palência, tornou-se uma pessoa muito culta e nunca deixou a caridade de lado. Para ter um pequeno “fundo” e com ele alimentar os pobres e doentes vendeu os objetos de seu quarto, inclusive os pergaminhos caros que havia usado nos estudos.

São Domingos recebeu a ordenação sacerdotal aos vinte e quatro anos e em curto período de tempo foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII em trabalhos diplomáticos, e também para representar a Santa Sé, em difíceis missões. Com muita eficiência, usando apenas o seu exemplo de vida e a pregação da verdadeira Palavra de Deus, combateu a heresia dos albigenses, ou cátaros, surgida no sul da França.

Domingos fundou o primeiro mosteiro da Ordem Segunda em Santa Maria de Prouille, destinado às jovens que estavam condenadas à vida do pecado, devido à carestia.

Aumentava em numero as pessoas que desejavam seguir o seu apostolado, fundou assim a Ordem dos Frades Predicadores, ou Dominicanos. O que neles mais luzia eram a ciência, a piedade e a pregação.

Estando um dia na capela do primeiro mosteiro da Ordem Dominicana rezando pela redenção das almas, Nossa Senhora apareceu-lhe e entregou-lhe o Rosário. A partir daí São Domingos com seu zelo inflamado começou a pregar sobre o Rosário e converter milhares de hereges à fé católica.

São Domingos de Gusmão morreu em Bolonha no dia 8 de agosto de 1221 aos cinquenta e um anos de idade e foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1234.

Veja:

Fulgor no Tabor, a Transfiguração

Mons. João Clá

Um mundo do outro lado do mundo I

História oriental

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: