09- Santos do mês de Setembro

———- -:- ———

Santos do dia 1 de setembro

Santo Egídio (Gilles), abade (†séc. VI/VII). Deu o nome à cidade de Saint-Gilles-du-Gard, França, onde construiu um mosteiro do qual foi abade.

________

Santos do dia 2 de setembro

Beata Ingrid Elofsdotter, viúva (†1282). Após a morte do marido, empregou todos os seus bens em obras de caridade e recebeu o hábito dominicano em Skänninge (Suécia).

________

Santos do dia 3 de setembro

São Gregório, Papa
São Gregório, Papa

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604).

Beato Bartolomeu Gutiérrez, presbítero, e companheiros, mártires (†1632). Sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, martirizado com mais cinco companheiros, em Nagasaki, Japão.

________

Santos do dia 4 de setembro

Santa Rosália, virgem (†séc. XII). Sendo muito jovem foi viver como eremita no Monte Pellegrino, próximo a Palermo, Itália, abandonando sua vida abastada.

________

Santos do dia 5 de setembro

Beato Florêncio Dumontet de Cardaillac, presbítero e mártir (†1794). Vigário Geral da Diocese de Limoges, foi preso num sórdido navio em Rochefort durante a Revolução Francesa. Morreu vítima da sua caridade e zelo em assistir os outros prisioneiros doentes.

________

Santos do dia 6 de setembro

São Zacarias, Profeta. Predisse o fim do exílio na Babilônia e anunciou a entrada do Rei da Paz em Jerusalém (cf. Zc 9, 9).

________

Santos do dia 7 de setembro

Beata Eugênia Picco, virgem (†1921). Religiosa da Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria que, após ser professora e mestra de noviças, foi escolhida superiora geral. Morreu de tuberculose óssea em Parma, Itália.

________

Santos do dia 8 de setembro

Natividade de Nossa Senhora.

São Pedro de Chavanon, presbítero (†cerca de 1080). Fundou em Pébrac (França) um mosteiro de cônegos regulares.

________

Santos do dia 9 de setembro

São Pedro Claver, presbítero (†1654).
Beato Francisco Gárate Aranguren, religioso (†1929). Irmão leigo jesuíta, foi durante 42 anos porteiro na Universidade de Deusto, em Bilbao, Espanha.

________

Santos do dia 10 de setembro

São Nicolau de Tolentino, presbítero (†1305). Religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, pregou a reforma dos costumes em Tolentino, Itália.

________

Santos do dia 11 de setembro

São Pafúncio, Bispo (†séc. IV). Bispo egípcio, torturado durante as perseguições de Galério Máximo. Defendeu a divindade de Nosso Senhor contra o arianismo, no Concílio de Niceia.

________

Santos do dia 12 de setembro

São Guido, peregrino (†cerca de 1012). Sacristão da igreja de Santa Maria em Bruxelas, peregrinou por sete anos a Roma e Terra Santa, e voltou à sua terra, morrendo em Anderlecht (Bélgica).

________

Santos do dia 13 de setembro

São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja (†407).

São Marcelino, mártir (†413). Secretário do imperador Honório, em Cartago – atual Tunísia – e íntimo amigo de Santo Agostinho e São Jerônimo, foi assassinado por defender a Fé nas controvérsias com os donatistas.

________

Santos do dia 14 de setembro

Exaltação da Santa Cruz.

São Gabriel Taurino Dufresse, Bispo e mártir (†1815). Missionário da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, decapitado em Chengdu, China, depois de 40 anos de operoso ministério.

________

Santos do dia 15 de setembro

 

Nossa Senhora das Dores.

Germany Aachen
Nossa Senhora das Dores

Beatos João Batista e Jacinto dos Anjos, mártires (†1700). Indígenas zapotecas, martirizados em Santo Domingo Xagacia (México) por serem catequistas e recusarem a adorar os ídolos pagãos.

________

Santos do dia 16 de setembro

São Cornélio, Papa (†253), e São Cipriano, Bispo (†258), mártires.
São Niniano de Galloway, Bispo (†cerca de 432). De origem britânica, levou o povo dos pictos, no sul da Escócia, a abraçar a Fé, tornando-se primeiro bispo de Galloway.

________

Santos do dia 17 de setembro

São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (†1621).

Santa Hildegarda de Bingen, virgem (†1179). Perita em ciências naturais, medicina e música, expôs piamente em diversos livros suas experiências místicas. Faleceu no mosteiro de Rupertsberg, próximo a Bingen, Alemanha.

________

Santos do dia 18 de setembro

Beato José Kut, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês, preso e submetido a cruéis tormentos no campo de concentração de Dachau, Alemanha, por causa da sua Fé.

________

Santos do dia 19 de setembro

São Januário, Bispo e mártir (†305).

São Carlos Hyon Song-mun, mártir (†1846). Catequista que muito trabalhou para a entrada de missionários na Coreia. Foi preso e decapitado junto com outros cristãos.

________

Santos do dia 20 de setembro

Santos André Kim Tae-gon, presbítero, Paulo Chong Ha-sang e companheiros, mártires (†1839 -1867).

São José Maria de Yermo y Parres, presbítero (†1904). Fundador da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus e dos Pobres, é conhecido no México como o “Gigante da caridade”.

________

Santos do dia 21 de setembro

São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Segundo a tradição, foi martirizado na Etiópia.

Beato Marcos de Módena Scalabrini, presbítero (†1498). Religioso dominicano falecido em Pesaro, Itália. Pregador de uma persuasiva eloquência, reconduziu ao bom caminho muitas almas transviadas.

________

Santos do dia 22 de setembro

Beato Oto de Freising, Bispo e mártir (†1158). Monge cisterciense nomeado Bispo de Freising, Alemanha.

________

Santos do dia 23 de setembro

São Pio de Pietrelcina
São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina, presbítero (†1968).

Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa (†1851). Depois de falecido seu marido e filhos, fundou em Quebec, Canadá, a Congregação das Irmãs da Divina Providência, para o cuidado de órfãos e doentes mentais.

________

Santos do dia 24 de setembro

Beato Dalmácio Moner, presbítero (†1341). Religioso dominicano do Convento de Girona, Espanha. Passou três anos de recolhimento na gruta de Santa Maria Madalena, junto a Marselha, França.

________

Santos do dia 25 de setembro

Santo Anacário de Auxerre, Bispo (†605). Irmão de Santa Austregilda, mãe de São Lupo de Sens. Durante seu episcopado foi concluído em Auxerre, França, o Martirológio Jeronimiano.

________

Santos do dia 26 de setembro

Santos Cosme e Damião, mártires (†séc. III).

Santa Teresa Couderc, virgem (†1885). Fundadora da Congregação de Nossa Senhora do Retiro do Cenáculo em Lyon, França.

________

Santos do dia 27 de setembro

São Vicente de Paulo, presbítero (†1660).

Santa Iltrude, virgem (†cerca de 800). Consagrou-se a Deus e passou dezessete anos em recolhimento junto à abadia beneditina de Liesseis, França, da qual seu irmão Gontrão foi o primeiro abade.

________

Santos do dia 28 de setembro

São Venceslau, mártir (†929/935).
São Lourenço Ruiz e companheiros, mártires (†1633-1637).

São Simão de Rojas, presbítero (†1624). Religioso trinitário, confessor da rainha Isabel de Bourbon e preceptor dos infantes da Espanha. Fundou a Congregação dos Escravos do Dulcíssimo Nome de Maria.

________

Santos do dia 29 de setembro

São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo

São Miguel, São Gabriel, São Rafael Arcanjos.

São Ciríaco, eremita (†557). Durante quase 90 anos, viveu em grutas nos arredores de Belém. Defendeu a verdadeira Fé contra os erros dos origenistas.

________

Santos do dia 30 de setembro

São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja (†420).

Beato Frederico Albert, presbítero (†1876). Fundou na cidade de Lanzo, na Itália, a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição, para cuidar de pessoas que ficaram na miséria.

________

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: