12- Santos do mês de Dezembro

Santos celebrados no mês de Dezembro:

———- -:- ———

Santos do dia 1

Beata Liduína Meneguzzi, virgem (†1941). Missionária italiana do Instituto São Francisco de Sales, falecida em Dire Dawa, Etiópia. Destacou-se por sua caridade com os pobres, doentes e presos.

________

Santos do dia 2

Beato João Ruysbroeck, presbítero (†1381). Retirou-se com dois amigos em Groenendaal, Bélgica, para levar vida recolhida sob a regra de Santo Agostinho. Escreveu sobre os diversos graus da vida espiritual.

________

Santos do dia 3

São Francisco Xavier, presbítero (†1552).

Beato João Nepomuceno e Tschiderer, Bispo (†1860). Bispo de Trento (Itália) que em tempos difíceis ofereceu um admirável testemunho de amor pela sua diocese.

________

Santos do dia 4

São João Damasceno, presbítero e Doutor da Igreja (†cerca de 749).
Santo Osmundo, Bispo (†1099). Bispo de Salisbury, Inglaterra, celebrou a dedicação da catedral e uniformizou os costumes de sua diocese.

________

Santos do dia 5

São Sabas, abade (†532). Patriarca dos monges da Palestina, fundou no deserto da Judeia um novo estilo de vida eremítica, em sete mosteiros que se chamaram “lauras”.

________

Santos do dia 6

São Nicolau, Bispo (†séc. IV).
Santa Dionísia e São Maiórico, mártires (†séc. V). Mãe e filho mortos sob terríveis torturas durante a perseguição do rei vândalo ariano Hunerico.

________

Santos do dia 7

Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja (†397).

São João, o Silencioso, Bispo (†558). Por ter grande amor ao silêncio e ao recolhimento, renunciou ao episcopado de Colônia da Armênia e foi viver na Laura de São Sabas, na Palestina.

________

Santos do dia 8

Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Beato Aloísio Liguda, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês da Congregação do Verbo Divino, cruelmente assassinado no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

________

Santos do dia 9

São João Diego Cuauhtlatoatzin (†1548).

Santa Gorgônia, mãe de família (†cerca de 370). Filha de Santa Nona e irmã de São Gregório Nazianzeno e São Cesário. Deu exemplo de vida sóbria e piedosa, e de generosidade para com os pobres

________

Santos do dia 10

São Mauro, mártir (†cerca do séc. IV). O Papa São Dâmaso o celebra como uma criança inocente a quem nenhum suplício conseguiu afastar da Fé.

________

Santos do dia 11

São Dâmaso I, Papa (†384).

Beato Jerônimo Ranuzzi, presbítero (†cerca de 1468). Ordenado sacerdote na Ordem dos Servos de Maria, foi professor em várias casas de estudos de sua Ordem, na Itália.

________

Santos do dia 12

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
São Simão Phan Dàc Hòa, mártir (†1840). Médico e pai de família, decapitado em Hué, Vietnã, por hospedar missionários em sua casa.

________

Santos do dia 13

Santa Luzia, virgem e mártir (†cerca de 304).

Beato Antônio Grassi, presbítero (†1671). Religioso da Congregação do Oratório, falecido em Fermo (Itália), exerceu seu ministério impulsionando com seu exemplo a educação dosjovens.

________

Santos do dia 14

São João da Cruz, presbítero e Doutor da Igreja (†1591).

Beata Francisca Schervier, virgem (†1876). Cognominada “Mãe dos Pobres”, fundou em Aachen, Alemanha, a Congregação das Irmãs dos Pobres de São Francisco.

________

Santos do dia 15

Beata Maria Vitória Fornari, viúva (†1617). Fundou em Gênova, Itália, a Ordem das Anunciadas Celestes, para honrar a Santíssima Virgem no mistério da Anunciação.

________

Santos do dia 16

Beato Honorato de Biala Podlaska, presbítero (†1916). Sacerdote Capuchinho, dedicou–se à administração do Sacramento da Penitência, à pregação do Evangelho e ao consolo dos presos. Faleceu em Nowe Miasto, Polônia.

________

Santos do dia 17

São José Manyanet y Vives, presbítero (†1901). Fundador das Congregações de Filhos e Filhas da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), com a missão de imitar, honrar e propagar a devoção à Sagrada Família de Nazaré e promover a formação cristã das famílias.

________

Santos do dia 18

São Winebaldo de Hildesheim, abade (†761). Junto com seu irmão, São Willibaldo, seguiu São Bonifácio para evangelizar os povos germânicos.

________

Santos do dia 19

Santo Anastásio I, Papa (†401). Varão de insigne pobreza e apostólica solicitude, opôs-se firmemente às doutrinas heréticas.

________

Santos do dia 20

São Filogônio, Bispo (†324). Advogado eleito Bispo de Antioquia, na Síria. Junto com Santo Alexandre, foi o primeiro a lutar contra a heresia ariana.

________

Santos do dia 21

São Pedro Canísio, presbítero e Doutor da Igreja (†1597).

Beato PedroFriedhofen, religioso (†1860). Trabalhador manual que se dedicou à assistência aos doentes e fundou em Coblenz, Alemanha, a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.

________

Santos do dia 22

São Ciremão, Bispo e mártir (†250). Bispo de Nilópolis Egito, morto durante a perseguição do imperador Décio.

________

Santos do dia 23

São João Câncio, presbítero (†1473).

São José Cho Yun-ho, mártir (†1866). Morto a bastonadas sendo ainda jovem em Tjyen-Tiyon (Coreia), por seguir os passos do seu pai, o também mártir São Pedro Cho Hwa-so.

________

Santos do dia 24

São Delfino, Bispo († antes de 404). Segundo Bispo de Bordeaux, França. Trabalhou empenhadamente contra a heresia de Prisciliano.

________

Santos do dia 25

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Beata Maria dos Apóstolos von Wüllenweber, virgem (†1907). De origem alemã, fundou em Tivoli, Itália, o Instituto das Irmãs do Divino Salvador.

________

Santos do dia 26

Santo Estêvão, diácono e protomártir.

Beato Secondo Pollo, presbítero (†1941). Sendo capelão militar durante a Segunda Guerra Mundial, morreu em Montenegro atingido por uma bala quando assistia um soldado ferido. Trazia em suas mãos o Rosário e os santos óleos.

________

Santos do dia 27

São João, Apóstolo e Evangelista. Segundo Eusébio de Cesareia, morreu já centenário em Éfeso nos primeiros anos do século II. Foi o único dos Doze a não sofrer martírio.

São Teodoro, monge e mártir (†cerca de 841). Monge da Laura de São Sabas, na Palestina, preso e torturado em Constantinopla pelos iconoclastas. Morreu no cárcere na atual Hisarlik, Turquia

________

Santos do dia 28

Santos Inocentes, mártires.
Beata Mattia Nazzareni, abadessa (†cerca de 1326). Foi durante 40 anos abadessa do mosteiro de clarissas de Matelica, Itália, revelando-se grande mística e sábia organizadora.

________

Santos do dia 29

São Tomás Becket, Bispo e mártir (†1170).

São Marcelo, abade († cerca de 480). Abade do Mosteiro acemeta de Constantinopla, onde dia e noite os monges cantavam o Ofício Divino, divididos em vários coros.

________

Santos do dia 30

São Félix I, Papa (†274). Regeu a Igreja durante o governo do imperador Aureliano.

________

Santos do dia 31

São Silvestre I, Papa (†335).
Beato Alano de Solminihac, Bispo (†1659). Procurou corrigir os costumes do povo e renovar com zelo apostólico, de todas as formas possíveis, a diocese de Cahors, França. cardinalício.

________

1º Domingo após o Natal

Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: