10- Santos do mês de Outubro

Santos do dia 1 outubro

Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1897).

São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

________

Santos do dia 2 outubro

Santos Anjos da Guarda.

Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir (†1942). Religiosa da Congregação das Irmãs das Escolas de Nossa Senhora. Encarcerada em Stanislawòw, hoje Ucrânia, morreu em decorrência das torturas a que foi submetida.

________

Santos do dia 3 outubro

Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros, mártires (†1645).

São Dionísio Areopagita, Bispo (†séc. I). Convertido por São Paulo no Areópago de Atenas, tornou-se o primeiro Bispo desta cidade.

________

Santos do dia 4 outubro

São Francisco de Assis, religioso (†1226).

São Petrônio de Bolonha, Bispo (†cerca de 450). Renunciou ao cargo que exercia no Império Romano e se consagrou ao serviço da Igreja.

________

Santos do dia 5 outubro

São Benedito, o Negro, religioso (†1589).

Beato Raimundo de Cápua, presbítero (†1399). Sacerdote dominicano, diretor espiritual de Santa Catarina de Sena.

________

Santos do dia 6 outubro

São Bruno, presbítero e eremita (†1101).

Beato Isidoro de São José De Loor, religioso (†1916). Irmão leigo passionista, faleceu aos 35 anos em Courtrai, na Bélgica, dando exemplo de aceitação dos atrozes sofrimentos provocados
pela doença.

________

Santos do dia 7 outubro

Nossa Senhora do Rosário.

Santo Augusto, presbítero e abade (†cerca de 560). Por sofrer de um intumescimento nas mãos e pés, sustentava-se com os joelhos e cotovelos. Curado por intercessão de São Martinho, erigiu em Bourges, França, uma comunidade de monges dedicados ininterruptamente à oração.

________

Santos do dia 8 outubro

Santa Pelágia, virgem e mártir (†cerca de 302). Jovem de quinze anos, muito elogiada por São João Crisóstomo em suas homilias. Morreu defendendo sua pureza, em Antioquia, Síria.

________

Santos do dia 9 outubro

São Dionísio, Bispo, e companheiros, mártires (†séc. III).

São João Leonardi, presbítero (†1609).

São Guntero, eremita (†1045). Abandonando os bens terrenos, abraçou a vida monástica na Ordem Beneditina. Após alguns anos, optou pela vida eremítica, retirando-se nos bosques da Baviera e Boêmia.

________

Santos do dia 10 outubro

Beata Ângela Maria Truszkowska, virgem (†1899). Fundadora da Congregação Franciscana de São Félix de Cantalício, para ajudar crianças abandonadas e pobres. Faleceu em Cracóvia, Polônia.

________

Santos do dia 11 outubro

Beato Tiago de Ulm Griesinger, religioso (†1491). Religioso dominicano falecido em Bolonha, Itália. Embora analfabeto, foi excelente pintor de vitrais.

________

Santos do dia 12 outubro

Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

São Rotobaldo de Pávia, Bispo (†1254). Empenhou-se especialmente na dedicação ao culto divino e na procura de relíquias dos santos.

________

Santos do dia 13 outubro

Beata Madalena Panattieri, virgem (†1503). Numa pequena capela de Trino, Itália, esta terciária dominicana catequizava e dava conselhos até a sacerdotes que a ela acorriam.

________

Santos do dia 14 outubro

São Calisto I, Papa e mártir (†cerca de 222).

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

________

Santos do dia 15 outubro

Santa Teresa de Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1582).

Santa Madalena de Nagasaki, virgem e mártir (†1634). Terciária agostiniana recoleta, filha de mártires. Ajudou os cristãos perseguidos, batizou e catequizou crianças, até ser martirizada em Nagasaki, Japão.

________

Santos do dia 16 outubro

Santa Edwiges, religiosa (†1243).

Santa Margarida Maria Alacoque, virgem (†1690).

São Lulo de Magúncia, Bispo (†786). Companheiro de São Bonifácio na evangelização da Alemanha, foi por este ordenado Bispo.

________

Santos do dia 17 outubro

Santo Inácio de Antioquia, Bispo e mártir (†107).

Beato Gilberto de Cister, abade (†1167). Nascido na Inglaterra, foi abade de Cister. Homem de grande ciência, defendeu São Tomás Becket no exílio.

________

Santos do dia 18 outubro

São Lucas, Evangelista.

São Monon, mártir (†cerca de 630/640). Eremita de origem irlandesa apedrejado por ladrões incomodados pela sua santidade de vida.

________

Santos do dia 19 outubro

Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e companheiros, mártires (†1642-1649).

São Paulo da Cruz, presbítero (†1775).

São Varo, mártir (†307). Soldado egípcio que, ao visitar seis santos eremitas cristãos na prisão, foi encarcerado junto com eles e sofreu terríveis torturas.

________

Santos do dia 20 outubro

Santa Maria Bertilla Boscardin, virgem (†1922). Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia dos Sagrados Corações, dedicou-se aos doentes de corpo e de alma, num hospital em Treviso, Itália.

________

Santos do dia 21 outubro

Santo Hilarion de Gaza, abade (†cerca de 371). Seguindo os passos de Santo Antão, foi exemplo de vida eremítica na região de Gaza. Faleceu em Chipre aos 80 anos.

________

Santos do dia 22 outubro

Beato João Paulo II, Papa (†2005).

São Leotadio de Auch, Bispo (†séc. VII). Sendo abade de Fontenelle, foi eleito Bispo de Auch, França.

________

Santos do dia 23 outubro

São João de Capistrano, presbítero (†1456).

Santa Etelfleda, abadessa (†séc. X). Ainda adolescente, consagrou-se a Deus no mosteiro fundado por seu pai Etelwoldo, em Ramsey, Inglaterra, do qual foi abadessa por longos anos até sua morte.

________

Santos do dia 24 outubro

Santo Antônio Maria Claret, Bispo (†1870).

São Luís Guanella, presbítero (†1915). Fundou em Como, Itália, a Congregação dos Servos da Caridade e a das Filhas de Santa Maria da Providência, para atender às necessidades dos mais pobres e aflitos, e cuidar de sua salvação.

________

Santos do dia 25 outubro

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, presbítero (†1822).

São Bernardo Calbó, Bispo (†1243). Abade cisterciense do Mosteiro de Santes Creus, mais tarde eleito Bispo de Vic, Espanha.

________

Santos do dia 26 outubro

Beato Boaventura de Potenza, presbítero (†1711). Religioso da Ordem dos Irmãos Menores Conventuais, foi favorecido por dons místicos e exímio pregador. Morreu em Ravello, Itália.

________

Santos do dia 27 outubro

Santo Oterano, monge (†séc. VI). Um dos primeiros discípulos de São Columba, foi abade de Meath e trabalhou na evangelização da Escócia.

________

Santos do dia 28 outubro

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos. Segundo a tradição, foram martirizados na Pérsia, por volta do ano 62.

São João Dat, presbítero e mártir (†1798). Decapitado em Cho-Ra, Vietnã.

________

Santos do dia 29 outubro

São Caetano Errico, presbítero (†1860). Promoveu empenhadamente os retiros espirituais e a devoção eucarística. Fundou em Secondigliano, Itália, a Congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

________

Santos do dia 30 outubro

Beato Ângelo de Acri, presbítero (†1739). Franciscano capuchinho que percorreu durante quase 40 anos o Reino de Nápoles pregando em linguagem simples a Palavra de Deus.

________

Santos do dia 31 outubro

Santo Afonso Rodríguez, religioso (†1617). Ao perder sua esposa e filhos, tornou-se jesuíta e foi por muitos anos porteiro do colégio de Palma de Maiorca, Espanha.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: