O Santo de Hoje

Caros leitores, hoje, dia 20/08, comemoramos mais um dos grandes santos da Igreja: São Bernardo, abade e doutor.

“Bispos, abades e monges circundavam o leito onde agonizava aquele profeta do Senhor. Choravam eles o superior que aconselhava, o doutor que ensinava, o pai que os amava, o varão de Deus que os santificava. Mas este até o último alento os animou e consolou, e com grande despretensão dizia que já era tempo de um servo inútil passar a outro aquele cargo, e uma árvore estéril ser arrancada… No dia 20 de agosto de 1153, às nove horas da manhã, entregou sua puríssima alma a seu Criador e Redentor.”

Assim foram os últimos momentos do varão de fogo, denominado pelo Papa Inocêncio II de “muralha inexpugnável que sustenta a Igreja”, que passou para a história com o título de “Doutor Melífluo”, porque a unção de suas exortações levava todos a afirmar que seus lábios destilavam puríssimo mel.

Venerado como santo pelas multidões e reconhecido como profeta e taumaturgo, sua mera presença, suas palavras e escritos despertavam um entusiasmo novo e combatiam vitoriosamente as heresias e os adversários da Igreja. Não havia pregador mais ardente nem personagem com maior prestígio que São Bernardo.

Este santo, grande pregador, doutor e disciplinador, diz que converteu mais almas por meio da Ave-Maria que por meio de todos os seus sermões.

Dizia o santo:

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste do teu coração.

Quem recorreu à Vossa proteção e foi por Vós desamparado, ó Maria?

Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em participar devotamente de uma só Missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar por toda a terra.

A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra.

Vejamos um pouco mais sobre sua vida:

São Bernardo de Claraval

Veja Também:

Oração a Jesus Crucificado

No dia de S. João Eudes…

Missa e procissão na igreja Bom Jesus dos Passos

Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias

O Santo de Hoje

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: