Conselhos do Doutor Melífluo

———   -:-:-   ———

Quem não tem dificuldades, aflições ou angustias? Caro internalta, você conhece alguém que nunca sofreu de alguma forma?

Não há escapatória. Somos humanos e vivemos num vale de lágrimas. Resta-nos saber enfrentar nossas dificuldades e sofrimentos com verdadeiro espírito cristão. Para isso Deus nos deu os santos, que com seus exemplos e palavras, nos auxiliam a levar nossa cruz.

São Bernardo, o Doutor Melífluo, dá muitos conselhos que nos servem de consolo e nos ajudam no progresso espiritual. Transmito abaixo algumas de suas salutares frases, que a muitos séculos auxiliam aos que a elas recorrem.

Assim o faço, pois, talvez você pense assim:

– Sinto muitas angústias e não sei a quem recorrer!

Veja o que o Santo lhe aconselha:

“Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que Ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração”.

“Recorre a Maria! Sem a menor dúvida eu digo, certamente o Filho atenderá sua Mãe”.

“Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que Ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração”.

Se você diz a si mesmo:

– Passo por muitas dificuldades, já tenho sofrido demais.

Pense: “é melhor para mim, Senhor, abraçar-te na tribulação e estar contigo na fornalha, do que estar sem ti até mesmo no Céu”.

Ou: “Não consideres tanto o que sofres, mas o que Jesus sofreu por ti”. Lembre-se: “A humilhação nos leva à humildade, assim como a paciência à paz e o estudo à ciência”, Pois se “quereis experimentar se vossa humildade é verdadeira, até onde vai, se adianta ou recua, as humilhações vos fornecerão o meio”.

– Ando muito preocupado, com o coração em muitas coisas, tudo quero e não sei bem o que fazer.

Tome cuidado “Quando estou dividido em mim mesmo é porque não estou unido com Deus”. E “nem o astuto inimigo tem instrumento mais eficaz para arrancar do coração o amor, do que conseguir que no mesmo amor se ande incautamente, e não com a razão”.

Neste caso o santo diz que “A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra” é com ela que irás regrar tua vida.

Caso queira por isso oferecer algo a Deus “fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em participar devotamente de uma só Missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra”.Tenha presente que “A oração controla nossos afetos e dirige nossas ações para Deus”.

Nunca desanime, nem mesmo se perturbe por que “são fortes as potências do inferno, entretanto, a oração é mais forte do que todos os demônios”.E “possuireis todas as coisas sobre as quais se estender a vossa confiança. Se esperais muito de Deus, Ele fará muito por vós. Se esperais pouco, Ele fará pouco”.

Minha amiga, meu amigo,“Quando Deus ama não quer outra coisa senão ser amado, já que ama para ser amado; porque bem sabe que serão felizes pelo amor aqueles que O amarem”.

“Quereis um advogado junto a Jesus? Recorrei a Maria, pois nela não há senão pura compaixão pelos males alheios”.

Gostaria ainda de citar outros pequenos conselhos:

“Quem não medita não julga com severidade a si mesmo, porque não se conhece”

“Todo o nosso mérito consiste em confiarmos plenamente em Deus”.

“Não é a pobreza que é considerada virtude, mas o amor à pobreza”.

“Se os homens fizessem guerra à vontade própria, ninguém se condenaria”.

“A causa para amar a Deus é o próprio Deus; a medida, é amá-lo sem medida”.

Mas! Se estiveres em situação extrema, se tens realmente certeza de que teu caso não tem mais saída e tudo está acabado, só lhe resta um conselho que lhe garanto NUNCA, NUNCA falha, mesmo no teu caso.

Volte-se a Nossa Senhora e diga-lhe de todo o coração com toda alma e sentimento:

Minha mãe “nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido a vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro fosse por vós desamparado” então “a Vós o virgem entre todas singular, como a mãe recorro e de Vós me valho”, Ela não lhe recusará. A causa está ganha!

Veja também:

São Bernardo

Oração a Jesus Crucificado

Oração a Imaculada Conceição

A debilidade de Deus!

Mons. João Clá

 

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: