Celebramos hoje São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, avós de Nosso Senhor Jesus Cristo.

imagem-santa-ana-com-nossa-senora-menina-_-avo-de-nosso-senhor-jesus-cristo-_-foto-arautos-do-evangelho-ls
imagem de santa Ana com Nossa Senora Menina

Seus nomes são conhecidos através de um texto não canônico, o Protoevangelho de Tiago. Eles são citados antes do o anúncio do Anjo a Maria. Ao analizarmos tão sublime família nos perguntamos: Quanto bem terão recebido de Maria, sua filha, ao mesmo tempo que cumpriam o dever de educadores!

Sobre São Joaquim e Santa Ana comenta São João Damasceno:

Ó casal feliz, Joaquim e Ana! A vós toda a criação se sente devedora. Pois foi por vosso intermédio que a criatura ofereceu ao Criador o mais valioso de todos os dons, isto é, a mãe pura, a única que era digna do Criador.

Alegra-te, Ana estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz (Is 54,1). Rejubila-te, Joaquim, porque de tua filha nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; o nome que lhe foi dado é: Anjo do grande conselho, salvação do mundo inteiro, Deus forte (Cf. Is 9,5). Este menino é Deus.

Ó formosíssima e dulcíssima jovem! Ó filha de Adão e Mãe de Deus! Felizes o pai e a mãe que te geraram! Felizes os braços que te carregaram e os lábios que te beijaram castamente, ou seja, unicamente os lábios de teus pais, para que sempre e em tudo conservasses a perfeita virgindade! Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos, exultai e cantai salmos (cf. Sl 97,4-5). Levantai vossa voz; clamai e não tenhais medo.

 

Veja também:

Santos do mês de Julho

Santo do dia

Comentários sobre Santa Maria Madalena

O nascimento de São João Batista

Santo do dia – São Joaquim e Santa Ana

Uma ideia sobre “Santo do dia – São Joaquim e Santa Ana

  • 26 julho, 2013 em 22:09
    Permalink

    Bendito é o nome do Senhor, que os anjos digam amém e que o Santo Papa Francisco abençoe a América latina.

    Resposta

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: