Noticias: Dicionário religioso

Valência (Sexta-feira, 14-12-2012, Gaudium PressComo uma “simples ferramenta de formação” para os leigos que cursam Teologia e Ciências Religiosas, foi apresentado recentemente na Espanha um dicionário religioso.

instituto_diocesano_de_ciencias_religiosas_de_valencia.jpgA iniciativa do Instituto Diocesano de Ciências Religiosas (IDCR) da Arquidiocese de Valência -que oferece formação teológica de meio grau aos leigos, especialmente aos responsáveis de movimentos católicos e agentes de pastoral- o dicionário foi editado com o objetivo de ser “um instrumento prático e muito valioso para todos aqueles que queiram estudar com ele, já que abarca desde termos comumente conhecidos por todos os cristãos, até aqueles que podem considerar-se específicos”, segundo indicou Mercedes Vilà, vicediretora do IDCR.

O dicionário tem o propósito de “facilitar a aprendizagem de todo cristão que quer conhecer mais profundamente sua fé”, e igualmente busca ser um instrumento que dê resposta às inquietudes que os alunos do IDCR podem ter durante seu processo formativo.

A edição consta de 130 páginas e inclui uma breve explicação de termos que estão relacionados com a Sagrada Escritura, Eclesiologia, Cristologia, a Moral e os Sacramentos, entre outros.

Com a apresentação deste exemplar a Arquidiocese de Valência se soma a outras iniciativas similares que já estão sendo desenvolvidas nas dioceses espanholas de Palência e Tarragona, e que tem por objetivo também facilitar o processo formativo tanto de leigos comprometidos, como de todo cristão.

Instituto Diocesano de Ciencias Religiosas

O IDCR foi criado em 1988 por Dom Miguel Roca Cabanellas, então Arcebispo de Valência, com o nome de Escola Diocesana de Pastoral. Mais tarde, o Cardeal Agustín García Gasco, também Arcebispo de Valência, deu à escola a categoria de Instituto, que se ampliava então às Ciências Religiosas.

Desde sua fundação o instituto já teve mais de 15 mil alunos, que participaram de diversos programas de formação, entre eles os cursos completos, que consistem em três graus de formação bíblico-teológica em temas como Sagrada Escritura, Teologia Dogmática, Teologia Moral e Fé e Cultura. Também oferece cursos breves de iniciação à Teologia. (EPC/GPE)

Fonte: Agencia de notícias Galdium press

Acompanhe os Arautos:

  1. Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias ( 2 )

  2. Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias ( 1 )

  3. Mons. João Clá Dias

  4. O Fundador

  5. Videos do Mons. João Clá – Mensagem aos internautas

  6. Videos do Mons. João Clá – Cristo, a Igreja e o grão de mostarda

  7. Videos do Mons. João Clá – Pondo em prática a palavra de Deus

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: