Conheça, em uma sequência de três posts, a biografia do Mons. João Clá, fundador dos Arautos do Evangelho

 

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP , cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, fundador da Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e da Sociedade Feminina de Vida apostólica Regina Virginum. Atualmente é Superior-Geral de Virgo Flos Carmeli e de Arautos do Evangelho. 

Mons. João Scognamiglio Clá Dias nasceu em S. Paulo, Brasil, no dia 15 de agosto de 1939, solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Seus pais, António Clá Dias e Annitta Scognamiglio Clá Dias, constituíam uma família de imigrantes europeus (o pai era espanhol e a mãe, italiana), na qual a Fé católica, herdada de seus maiores, era ainda muito viva.

Esse vigor da Fé manifestou-se desde cedo no jovem João, pois, já nos bancos escolares procurava organizar com seus colegas um movimento para dar aos jovens uma orientação virtuosa à existência. Foi membro das Congregações Marianas e ingressou, em 23 de maio de 1956, na Ordem Terceira do Carmo, dos PP. Carmelitas da antiga observância, na cidade de S. Paulo, fato que marcou sua vida.

Fez os seus estudos secundários no Colégio Estadual Roosevelt e cursou Direito na tradicional Faculdade do Largo de São Francisco, de São Paulo. Durante os estudos superiores, destacou-se como um ativo líder universitário católico nos convulsionados anos que precederam a revolução da Sorbonne, de maio de 1968.

Vendo que a música seria um eficaz meio de evangelização, aperfeiçoou seus conhecimentos com o renomado maestro Miguel Arqueróns, regente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Seu intenso desejo de dedicar a vida ao apostolado, para o que se tornava necessário um amplo conhecimento doutrinário, o levou a realizar estudos teológicos tomistas com grandes catedráticos de Salamanca (Espanha), como o Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., o Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., o Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., o Pe. Esteban Gómez O.P., o Pe. Antonio Royo Marín O.P., o Pe. Teófilo Urdánoz O.P. e o Pe. Armando Bandera O.P. Como demonstração de profundo agradecimento aos seus mestres, divulgou anos depois as biografias de vários deles, com edições na Espanha e nos Estados Unidos: “Antonio Royo Marín, mestre de espiritualidade, brilhante pregador e famoso escritor”, “Pe. Cabreros de Anta CMF, firme pilar do Direito Canônico em nosso século”. Formou-se em Filosofia e, em Teologia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasilero, de São Paulo; é licenciado em Humanidades pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, da República Dominicana, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino (Angelicum) e em Teologia pela Universidad Pontifícia Bolivariana, de Medellin, Colômbia.

Um profundo anseio de perfeição o levou, em 1970, a iniciar uma experiência de vida comunitária, em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. Dos primeiros companheiros, ninguém perseverou. Porém, após numerosas dificuldades, aquela experiência adquiriu solidez, dando origem, depois, aos Arautos do Evangelho. Multiplicaram-se, a partir deste foco originário, casas de vida comunitária onde seus membros se dedicavam à oração e ao estudo como preparação para a ação evangelizadora.

Juridicamente, o movimento formado por Mons. João Clá tomou a forma de uma Associação Privada de Fiéis, os Arautos do Evangelho, na diocese de Campo Limpo (Brasil). E em decorrência de sua implantação em outros 20 países foi reconhecido pelo Pontifício Conselho dos Leigos, em 22 de fevereiro de 2001, como uma Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício, que hoje estende suas atividades a cerca de 70 países, nos cinco continentes. Mons. João Clá Dias é fundador e o atual Presidente-Geral dos Arautos do Evangelho.

Organizou também um ramo feminino dos Arautos, o qual concretizou – de modo semelhante, mas separadamente do ramo masculino – o ideal de vida comunitária, como meio de alcançar a santidade e melhor se preparar para a missão evangelizadora. Do ramo feminino dos Arautos nasceu mais tarde a Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum,  reconhecida em 4 de Abril de 2009, pelo Santo Padre Bento XVI.

A biografia do Mons. João Clá Continua no próximo post.

Ver também:

  1. Mons. João Clá Dias

  2. O Fundador

  3. Videos do Mons. João Clá – Mensagem aos internautas

  4. Videos do Mons. João Clá – Cristo, a Igreja e o grão de mostarda

  5. Videos do Mons. João Clá – Pondo em prática a palavra de Deus

Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias ( 1 )

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: