Os Santos do mês de Novembro

Santos do dia 1

Santos

Todos os Santos

________

Santos do dia 2

Comemoração de todos os fiéis defuntos.

São Vitorino, Bispo e mártir (†cerca de 303). Bispo de Ptuj, na atual Eslovênia. Publicou numerosos escritos exegéticos e foi martirizado na perseguição de Diocleciano.

________

Santos do dia 3

São Martinho de Porres, religioso (†1639).

Beata Alpáide, virgem (†1211). Camponesa que viveu recolhida numa pequena cela em Cudot, França, onde recebeu o dom de conselho e de fazer milagres.

________

Santos do dia 4

São Carlos Borromeu
São Carlos Borromeu

São Carlos Borromeu, Bispo (†1584).

São Félix de Valois, Fundador (†séc. XIII). Príncipe da casa real francesa, que, após um período de vida eremítica, fundou com São João da Mata em Cerfroid, França, a Ordem da Santíssima Trindade.

________

Santos do dia 5

Beato Gregório Lakota, Bispo e mártir (†1950). Bispo auxiliar de Przemy?l, Polônia, encarcerado no campo de concentração de Abez, Sibéria, onde morreu.

________

Santos do dia 6

São Teobaldo, presbítero (†1070). Religioso dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho falecido em Dorat, França. Foi guardião da igreja e saía somente para prestar assistência aos enfermos.

________

Santos do dia 7

Santos Jacinto Castañeda e Vicente Lê Quang Liêm, presbíteros e mártires (†1773).

Religiosos dominicanos, martirizados em Ket Cho, Vietnã, no reinado de Trinh Sâm.

________

Santos do dia 8

Santo Adeodato I, Papa (†618). Governou a Santa Igreja com simplicidade e sabedoria, dedicando amor ao clero e aos fiéis.

________

Santos do dia 9

Dedicação da Basílica de Latrão.

Beato Gabriel Ferretti, presbítero (†1456). Religioso franciscano, que brilhou na assistência às crianças e enfermos, na obediência e na observância da regra. Faleceu no convento de Ancona, Itália.

________

Santos do dia 10

São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja (†461).

Santos Narsete, Bispo, e José, mártires (†343). Por não adorarem o Sol, como mandava o rei Sapor II, foram decapitados na Pérsia.

________

Santos do dia 11

São Martinho de Tours, Bispo e mártir (†397).

________

Santos do dia 12

São Josafá, Bispo e mártir (†1623).

São Diego de Alcalá, religioso (†1463). Franciscano espanhol que se destacou por sua humildade e caridade na assistência aos enfermos, tanto nas Ilhas Canárias como no Mosteiro de Santa Maria in Aracoeli, em Roma.

________

Santos do dia 13

Santa Agostinha Pietrantoni, virgem (†1894). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade, dedicada ao cuidado dos tuberculosos no hospital do Espírito Santo, em Roma, onde morreu apunhalada por um enfermo enfurecido.

________

Santos do dia 14

São Siardo, abade (†1230). Abade premonstratense de Mariengarde, Holanda, destacou-se pela observância à regra e pela generosidade para com os pobres.

________

Santos do dia 15

Santo Alberto Magno
Santo Alberto Magno

Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja (†1280).

São José Mkasa Balikuddembé, mártir (†1885). Prefeito do palácio real de Uganda, recebeu o Batismo aos 22 anos e converteu muitos jovens a Cristo. Foi decapitado aos 25 anos, por ordem do rei Mwenga.

________

Santos do dia 16

Santa Margarida da Escócia, rainha (†1093).

Santa Gertrudes, virgem (†1302).

Santo Euquério de Lyon, Bispo (†cerca de 450). Retirou-se com sua família para levar vida ascética numa ilha próxima a Lérins (França) e foi eleito Bispo de Lyon. Escreveu a história de numerosos santos mártires.

________

Santos do dia 17

Santa Isabel da Hungria, Duquesada Turíngia (†1231).
Santa Hilda, abadessa (†680). Abadessa do mosteiro de Whitby, Inglaterra, deu exímia formação às religiosas e aos monges sob sua direção. Foi conselheira de reis e príncipes.

________

Santos do dia 18

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, Apóstolos suma firmeza e piedade sua diocese durante a confusão provocada pelas invasões bárbaras.

________

Santos do dia 19

Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, presbíteros e mártires (†1628).
Beato Tiago Benfatti, Bispo (†1332). Religioso dominicano, eleito Bispo de Mântua, Itália. Além de apaziguar a cidade, socorreu o povo assolado pela peste e fome.

________

Santos do dia 20

São Bernoardo de Hildesheim, Bispo (†1022). Restaurou a disciplina do clero por meio de numerosos sínodos e promoveu a vida monástica na diocese em Hildesheim (Alemanha).

________

Santos do dia 21

Apresentação de Nossa Senhora.

Beata Maria de Jesus Bom Pastor, virgem (†1902). Fundou em Roma o Instituto das Irmãs da Santa Família de Nazaré, para auxiliar os imigrantes de sua pátria, a Polônia.

________

Santos do dia 22

Santa Cecília, virgem e mártir (†séc. inc.).

São Benigno de Milão, Bispo (†cerca de 470). Governou com suma firmeza e piedade sua diocese durante a confusão provocada pelas invasões bárbaras.

________

Santos do dia 23

São Clemente I, Papa e mártir (†séc. I).

São Columbano, abade (†615).

São Trudo, presbítero (†cerca de 690). Entregou todos os seus bens à Igreja de Metz e fundou ali um mosteiro, no qual reuniu muitos discípulos. Morreu em Saint-Trond, Bélgica.

________

Santos do dia 24

Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros, mártires (†1625-1886).

São Colmano de Cloyne, Bispo (†604-608). Sendo pagão e poeta da corte de Cashel, Irlanda, converteu-se ao cristianismo e foi eleito primeiro Bispo de Cloyne.

________

Santos do dia 25

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir (†séc. inc.).
Beata Beatriz de Ornacieux, virgem (†1303-1309). Religiosa da Ordem Cartuxa, priora do mosteiro de Eymeu, França, onde viveu e morreu numa extrema pobreza.

________

Santos do dia 26

São Nicon, monge (†998). Evangelizou a ilha de Creta, recém libertada do domínio sarraceno. Pregou depois na Grécia, onde faleceu num mosteiro fundado por ele, em Esparta.

________

Santos do dia 27

Beatos Tomás Koteda Kiuni e companheiros, mártires (†1619). Decapitados em Nagasaki (Japão), por ordem do governador Gonzuku.

________

Santos do dia 28

São Tiago della Marca, presbítero (†1476). Franciscano, discípulo de São Bernardino de Sena, pregou na Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e Hungria. Faleceu em Nápoles.

________

Santos do dia 29

São Filomeno, mártir (†séc. III). Foi lançado ao fogo em Ancira, Turquia, durante a perseguição de Aureliano.

________

Santos do dia 30

Santo André, Apóstolo. Segundo a tradição, foi crucificado em Pátras, Grécia, por volta do ano 60.

São Tadeu Liu Ruiting, presbítero e mártir (†1823). Depois de suportar suplícios e mais de dois anos de cárcere, morreu estrangulado em Quxian, China.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: