Exortações à Vida Interior 2

— Blog Arautos do Evangelho Divina Providência —

Da Imitação de Cristo

Exortações à Vida Interior

— 2 —

sagrado-corracao-de-jesus-imagem-amaragi-pe-foto-arautos-lsDeus: Filho, anda diante de mim em verdade e procura-me sempre com simplicidade de coração. Quem anda diante de mim na verdade será defendido dos ataques inimigos, e a verdade o livrará dos enganos e das murmurações dos maus.

 

Eu: Verdade é, Senhor, o que dizeis; peço-vos que assim se faça comigo. A vossa verdade me ensine, me defenda. Ela me livre de toda má afeição e amor desregrado e assim poderei andar convosco, com grande liberdade de coração.

 

Deus: Eu te ensinarei. Diz a Verdade, o que é justo e agradável a meus olhos. Relembra teus pecados com grande dor e pesar e jamais te desvaneças por tuas boas obras. Com efeito, és pecador, sujeito a muitas paixões e preso em seus laços. De ti pendes sempre para o nada; depressa cais, logo és vencido, logo perturbado, logo desanimado. Nada tens de que possas gloriar-te; muito, porém, para te humilhar; pois és muito mais fraco do que podes imaginar.

 

Nada, pois, do que fazes te pareça grande, nada precioso e admirável, nada digno de apreço, nada nobre, nada verdadeiramente louvável e desejável, senão o que é eterno. Acima de tudo te agrade a eterna verdade, e te desagrade a tua extrema vileza. Nada temas, nada vituperes e fujas de teus vícios tanto como de pecados, eles devem entristecer mais do que quaisquer prejuízos materiais. Alguns não andam diante de mim com simplicidade, mas, curiosos e arrogantes, pretendem saber meus segredos e compreender os sublimes mistérios de Deus, descuidando-se de si próprios e de sua salvação. Estes, por sua soberba e curiosidade, não raro caem em grandes tentações e pecados, porque me afasto deles.

———   -:-   ———

Maiores detalhes em: Exortações à Vida Interior 1, Sobre a “Imitação de Cristo”

Ver Também:

Pedido a Nossa Senhora

Oração a Jesus Crucificado

Oração a Imaculada Conceição

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: