O Martírio de São João Batista
——— -:- ———
Assim foi o martírio de São João Batista o precursor de Cristo:
Herodes havia mandado prender e acorrentar João Batista, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, a esposa de seu irmão Filipe, com a qual vivia.
João advertia a Herodes dizendo-lhe que não é permitido viver com a esposa de seu irmão. Mas o rei não queria dar ouvidos a João, muitas vezes gostava de ouvir a João, mas irritava-se sempre que o profeta mencionava esta questão, e de boa mente o mandaria matar. Mas, temia a reação do povo que considerava João um grande profeta.
A esposa de seu irmão, Herodíades, tão pouco simpatizava com João Batista. Não queria deixar sua vida desregrada, e tinha João como grande adversário e também queria matá-lo.
Certo dia, na festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodíades começou a dançar no meio dos convidados, o que agradou muito a Herodes.
Ele a chamou e prometeu com juramento, diante de todos os convidados, dar-lhe qualquer coisa que lhe pedisse.
A moça, que havia sido instruída pela mãe para pedir a morte de João, respondeu: “Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista”. Mt 14,8
Ao ouvir essas palavras o rei entristeceu-se. Não tinha coragem de quebrar seu juramento iníquo, era mais fácil mandar decapitar João em sua prisão. Como poderia enfrentar a outros aquele não teve coragem de enfrentar a si mesmo?
João foi decapitado no cárcere. Os algozes dispuseram sua santa cabeça em um prato, e a levaram para a jovem, que a entregou a Herodíades, sua mãe.
Quando os discípulos de São João souberam do acontecido, foram até a prisão, transladaram seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.
— -:- —
Assuntos relacionados:
O nascimento de São João Batista
Assuntos de seu interesse:
Santa Mônica e Santo AgostinhoPedido a Nossa SenhoraConvertido por uma Ave-MariaOs Santos do Mês de SetembroNamiraDoflash 7Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias |
Deixe o seu comentário.