Ler e Santificar-se!

Por: Agostinho Cidrão

Caro leitor hoje a Santa Igreja comemora a festa dos Santos Anjos Custódios. Eles são designados por Deus para nos acompanhar, proteger e guiar. Ora, em todos os momentos de nossa existência estamos sendo auxiliados por estes seres angélicos. Mas será que em absolutamente tudo estamos sendo protegidos por eles?

Sim, a Sagrada escritura é muito clara: “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. “(Ex,23,20). Isto dá-nos a segurança que estamos sendo protegidos a cada momento.

É mister em todos os atos que façamos, o menor que seja, recorrer a proteção dos Anjos e o auxílio Divino.

Muitas vezes nos vemos submergidos em coisas necessárias ao homem, e úteis a civilização, como, por exemplo, a técnica e o progresso tecnológico. Mas, se não tomamos cuidado, alguns atos podem ficar esquecidos ou sofrer certa míngua em meio a tanta informação. Como é o caso da leitura. Isto mesmo caro internauta: a leitura!

Com os progressos na área de comunicação e a vida cada vez mais corrida, passamos pelo risco de não fazer boas leituras. Devemos tomar cuidado pois a leitura é essencial para progredirmos no amor a Deus e em nossa vida de católicos.

Santo Isidoro nos diz que “quando oramos, somos nós que falamos com Deus; mas quando lemos um livro espiritual, então é Deus que fala conosco“.

Mas… para alguns pode ficar um problema: como fazer boa leitura?

O Frei Antonio Wallentein, que escreve o Catecismo da Perfeição Cristã nos ensina quatro pontos essenciais:

1º Antes de começar a leitura, implorar a Deus graças e luzes, fervorosamente.

2º Proceder vagarosa e atentamente na leitura, aplicando à nossa vida o que se leu, e despertando em nós santos afetos e boas resoluções;

3º Depois, guardar na memória os pontos que mais iluminaram nossa alma;

4º Dar graças a Deus e esforçar-nos para executar as boas resoluções.

Estas são dicas que podem ajudar a cada um de nós sob a proteção de nossos Anjos da Guarda, presente em todos os atos de nossa vida, a dar mais um passo em nossa vida espiritual, isto é, na santificação de nossas vidas de católicos, de bons cristãos.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: