08- Santos do mês de Agosto

Santo do dia 01 de Agosto

Parroquia del perpetuo Socorro- Granada, España

Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (†1787).

Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

 

Santo do dia 02 de Agosto

Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371).

São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868).

Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.

 

Santo do dia 03 de Agosto

São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

 

Santo do dia 04 de Agosto

São João Maria Vianney, presbítero (†1859).

Santo Eufrônio, Bispo (†573). Participou de vários concílios, restaurou e construiu santuários em Tours, cidade da qual foi Bispo, e promoveu a veneração da Santa Cruz.

 

Santo do dia 05 de Agosto

Santa Nona, leiga (†374). Mãe de São Gregório Nazianzeno, de Santa Gorgonia e de São Cesário. Converteu seu esposo São Gregório, o velho.

 

Santo do dia 6 de Agosto

Beato Tadeu Dulny, mártir (†1942). Seminarista polonês preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

 

Santo do dia 07 de Agosto

São Sisto II, Papa, e companheiros, mártires (†258).

São Caetano de Tiene, presbítero (†1547).

Beato Nicolau Postgate, presbítero e mártir (†1679). Enforcado durante o reinado de Carlos II da Inglaterra, em York, por ser sacerdote.

 

Santo do dia 8 de Agosto

São Domingos de Gusmão, presbítero (†1221).

Santa Maria da Cruz MacKillop, virgem (†1909). Fundadora da Congregação das Irmãs de São José e do Sagrado Coração de Jesus. Faleceu em Sidney, Austrália, após múltiplas dificuldades e graves enfermidades.

 

Santo do dia 09 de Agosto

Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir (†1942).

Beato Cláudio Richard, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote beneditino encarcerado em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu vítima de doença aí contraída.

 

Santo do dia 10 de Agosto

São Lourenço, diácono e mártir (†258).

Beato João Martorell Soria, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote salesiano submetido a torturas e assassinado em Valência Espanha.

 

Santo do dia 11 de Agosto

Santa Clara de Assis, virgem (†1253).

São Gaugérico de Cambrai, Bispo (†cerca de 625). Por 39 anos exerceu seu episcopado em Cambrai, França. Construiu uma capela, berço da cidade de Bruxelas e realizou numerosos milagres.

 

Santo do dia 12 de Agosto

Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa (†1641).

Beato Inocêncio XI, Papa (†1689). Após impor severas normas aos Bispos, dando ele mesmo exemplo de virtude e austeridade, empreendeu uma grande obra de moralização dos costumes.

 

Santo do dia 13 de Agosto

Santos Ponciano, Papa, e Hipólito, presbítero, mártires (†cerca de 236).

Beata Gertrudes, abadessa (†1297). Filha de Santa Isabel da Hungria, regeu durante 48 anos o convento premonstratense de Altenberg, Alemanha.

 

Santo do dia 14 de Agosto

Saint Maximilian Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir (†1941).

Santo Arnolfo, Bispo (†1087). Após ter sido soldado, tornou-se monge e Bispo de Soissons, França. Fundou um mosteiro em Oudenburg, Bélgica, onde veio a falecer.

 

Santo do dia 15 de Agosto

São Jacinto, presbítero (†1257). Tomou o hábito em Roma, das mãos do próprio São Domingos de Gusmão. Propagou a Ordem de Pregadores no seu país, Polônia, na Boêmia e na Silésia.

 

Santo do dia 16 de Agosto

Santo Estêvão da Hungria, rei (†1038).

Beato João de Santa Marta, presbítero e mártir (†1618). Franciscano espanhol decapitado em Kioto, Japão, após três anos de indizíveis sofrimentos num cárcere.

 

Santo do dia 17 de Agosto

Santa Clara da Cruz, virgem (†1308). Abadessa do mosteiro agostiniano de Santa Cruz, de Montefalco, Itália, distinguiu-se por seu extremo amor à Paixão de Nosso Senhor.

 

Santo do dia 18 de Agosto

Santo Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero (†1952). Sacerdote jesuíta que fundou em Santiago do Chile “O Lar de Cristo”, para assistência aos necessitados.

 

Santo do dia 19 de Agosto

São João Eudes, presbítero (†1680).

Beato Jordão de Pisa, presbítero (†cerca de 1311). Religioso dominicano de origem florentina, professor de Teologia em Paris. Soube expor em linguagem popular a mais elevada doutrina.

 

Santo do dia 20 de Agosto

Museo de Dijon - Dijon, Francia

São Bernardo de Claraval, abade e Doutor da Igreja (†1153).

São Bernardo Tolomei, abade (†1348). Fundador da Congregação Beneditina Olivetana, dirigiu-se a Sena, Itália, para assistir a seus monges durante uma epidemia de peste e morreu desta enfermidade.

 

Santo do dia 21 de Agosto

São Pio X, Papa (†1914).

São José Ðing Ðình Viên, presbítero e mártir (†1838). Sacerdote martirizado em Hung Yen, Vietnã, no tempo do imperador Minh Mang.

 

Santo do dia 22 de Agosto

São João Wall, presbítero e mártir (†1679). Religioso franciscano enforcado e esquartejado em Worchester, Inglaterra, no tempo do rei Carlos II..

 

Santo do dia 23 de Agosto

Santa Rosa de Lima, virgem (†1617).

Beato João Bourdon, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote capuchinho encarcerado em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu em decorrência de enfermidade ali contraída.

 

Santo do dia 24 de Agosto

São Bartolomeu, Apóstolo. Segundo a tradição, morreu decapitado na Índia.

Santa Emília de Vialar, virgem (†1856). Fundou em Gaillac, França, a Congregação das Irmãs de São José da Aparição, para assistência aos doentes e pobres.

 

Santo do dia 25 de Agosto

São Luís, Rei de França (†1270).

São José de Calasanz, presbítero (†1648).

São Menas de Constantinopla, Bispo (†552). Como Patriarca de Constantinopla, esforçou-se por reparar os danos causados pelos monofisitas e restabelecer a paz
religiosa no Oriente.

 

Santo do dia 26 de Agosto

Santa Joana Bichier des Ages, virgem (†1838). Fundou em Maillé, França, a Congregação das Filhas da Cruz, para instrução de crianças pobres e assistência aos enfermos.

 

Santo do dia 27 de Agosto

Santa Mônica (†387).

Beato Ângelo Conti, presbítero (†1312). Sacerdote da Ordem dos Ermitãos de Santo Agostinho, falecido em Foligno, Itália, destacou-se por sua paciência diante das ofensas.

 

Santo do dia 28 de Agosto

San Agustín - Vicente Carducho

Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja (†430).

Beato Junípero Serra, presbítero (†1784). Missionário franciscano, apóstolo da Califórnia, onde fundou nove comunidades que deram origem a grandes cidades, entre estas Los Angeles, São Francisco e San Diego.

 

Santo do dia 29 de Agosto

Beata Sancha Szymkowiak, virgem (†1942). Religiosa da Congregação das Filhas da Bem-Aventurada Virgem das Dores, que se dedicou à assistência aos prisioneiros de guerra em Pozna, Polônia.

 

Santo do dia 30 de Agosto

Beata Maria Rafols, virgem (†1853). Dirigiu com ânimo, em meio a muitas dificuldades, a Congregação das Irmãs da Caridade de Sant’Ana, por ela fundada em Saragoça, Espanha.

 

Santo do dia 31 de Agosto

São Raimundo Nonato, religioso (†cerca de 1240). Um dos primeiros companheiros de São Pedro Nolasco na Ordem dos Mercedários, morreu a caminho de Roma, onde ia receber o barrete cardinalício.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: