O Santo de Hoje – Santo Agostinho

———   -:-   ———

Hoje, 28/08, a Igreja celebra Santo Agostinho de Hipona, filho de Santa Mônica. Lhes ofereço abaixo um pequeno resumo deste santo que passando pelas lágrimas e perseverantes orações de sua mãe foi da baixeza do pecado a altura do Céu.

Agostinho nasceu a 13 de novembro de 354, na pequena cidade de Tagaste, na Numídia. Seus pais eram, de condição modesta; o pai, membro do corpo municipal, chamava-se Patrício, a mãe Mônica.

Foi instruído nas letras, possuía espírito excelente e disposições maravilhosas para as ciências. Estudou gramática e retórica em Madaura, até os dezesseis anos.

Quando jovem, Agostinho desprezou os sábios conselhos de sua mãe, e se deixou levar por amores desonestos, convidado pela ociosidade e pela complacência do pai, que ainda não era cristão.

Em Cartago caminhava com grande êxito nos estudos, mas afundou-se cada vez mais. Depois, caiu nas mãos dos maniqueus que, o seduziram com seus discursos pomposos, deram-lhe o gosto por suas ilusões e aversão pelo Novo Testamento.

Ao completar os estudos ensinou em Tagaste, gramática e depois retórica. Aos trinta anos de idade, após uma estadia em Roma, foi ensinar em Milão. Santo Ambrósio, bispo desta cidade, recebeu-o com paterna bondade.

Para ver se a eloquência de Ambrósio correspondia à fama, e pela beleza de seu estilo, Agostinho passou a ouvir-lhe os sermões. Tocado pela graça resolveu deixar os maniqueus e tornar-se catecúmeno na Igreja Católica. No dia 25 de abril do ano 387, Agostinho foi batizado com seu amigo Alípio e seu filho Adeodato por Santo Ambrósio.

Após o falecimento de sua mãe, voltou à África, para Tagaste, e fundou um mosteiro voltado para o estudo das escrituras, a caridade e a oração. Foi consagrado sacerdote pelo bispo de Hipona. Em 397, logo após a morte deste, Agostinho foi aclamado bispo de Hipona.

Santo Agostinho foi grande defensor da doutrina Católica, possuiu grande espiritualidade, foi o mais importante filosofo de sua época, e ainda hoje direciona os pensamentos cristãos. Morreu aos setenta e seis anos de idade, em 28 de agosto de 430, depois de uma grave enfermidade.

Assunto relacionado:

Santa Mônica e Santo Agostinho

Os Santos do Mês de Setembro

 

Assuntos de seu interesse:

Padroeira da América Latina

Conselhos do Doutor Melífluo

NamiraDoflash 11

NamiraDoflash 9

Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias

— — -: Blog Arautos do Evangelho – Nossa Senhora da Divina Providência :- — —
-: Pagina Inicial :-
— — -: Mons. João Scognamiglio Clá Dias :- — —
-: O Fundador :-

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: