O Santo de Hoje – Santa Rosa de Lima

———   -:-   ———

Celebramos hoje a festa da padroeira da América Latina, Santa Rosa de Lima, ou Santa Rosa de Santa Maria.

 

Seu nome é Isabel Flores y de Oliva. Nasceu no dia 20 de abril de 1586, na cidade de Lima, no Peru. Por ter o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida.

Quando criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Quando jovem, ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida santa Catarina de Sena. Dedicou-se, então, ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa, o que aumentou seus dons de profecia e prodígios.

Aos vinte anos, pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos como terciária dominicana, com o nome Rosa de Santa Maria.

Passou a morar num pequeno quarto, no fundo do quintal da casa de seus pais. levou vida austera, com mortificações e abandono à vontade de Deus. Começou a usar, na cabeça, uma coroa de metal espinhento, disfarçada com botões de rosas. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia. Ela não saía de seu pequeno quarto cela, exceto para receber a eucaristia.

Rosa cumpriu sua vocação, devotando-se à eucaristia e à Virgem Maria. Foi acometida por uma grave doença, aos trinta e um anos de idade, que lhe causou sofrimentos e danos físicos. E assim foi, até morrer no dia 24 de agosto de 1617.
Rosa tornou-se a primeira santa da América Latina, foi canonizada em 1671, pelo papa Clemente X. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Orientais.

 

Fonte
Paulinas

 

Assuntos em destaque!

NamiraDoflash 9

No dia de S. João Eudes…

Oração a Jesus Crucificado

Biografia do Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Costumes e Civilizações

— — -: Blog Arautos do Evangelho – Nossa Senhora da Divina Providência :- — —
-: Pagina Inicial :-
— — -: Mons. João Scognamiglio Clá Dias :- — —
-: O Fundador :-

 

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: